logoNotabile220x400px

  • Home
  • Novinha em Folha

Novinha em Folha

Cartaz-Novinha-em-FolhaO espetáculo infantil Novinha em Folha é uma adaptação que o diretor Ricardo Homuth fez do poema Uma Folha Novinha em Folha, de sua própria autoria. A peça mistura a linguagem teatral com técnicas do “novo circo” para narrar as aventuras de uma folha de papel, revelando, de forma lúdica e simbólica, suas infinitas possibilidades, desde desenhos e letras até dobraduras e reciclagem.


A Folha - interpretada por duas atrizes circenses (Natália Presser e Gabriela Bernardo, que dividem o papel para dar mais agilidade às cenas) - esbanja bom humor e mostra incríveis habilidades, traduzidas em números de malabarismo, contorcionismo e acrobacias em tecido, lira, corda indiana e solo, além da inédita cadeira acrobática. A encenação tem ainda um número de “teatro negro”, uma técnica rara e fascinante.

Trazida pelo vento, A Folha cai em cima da mesa de desenhar de Lola (Isadora Ferrite) e Batata (Carlos Baldim). Um só sabe escrever e o outro, desenhar. Começa então a saga da folhinha de papel com os traços e as letras. A Folha também viaja para a China dentro de uma carta, vira barquinho de papel e não sente medo da água, pois sabe que a reciclagem pode lhe dar outra oportunidade de ser sempre um papel novo.


“Novinha em Folha ressalta importância da linguagem escrita e do desenho numa época em que a tecnologia tende a dominar também o universo infantil. É importante preservar essa lúdica relação da criança da era da informática com o lápis, o papel e as cores das tintas”. Argumenta Ricardo Homuth.

 

 

Elenco e Equipe Técnica

Espetáculo circense: Novinha em Folha
Texto: Ricardo Homuth
Direção: Ricardo Homuth
Elenco: Natália Presser e Gabriela Bernardo (A Folha), Isadora Ferrite (Lola), Carlos Baldim (Batata)
Assistência de direção e preparação de clowns: Cida Almeida
Cenografia e figurino: Rosa Berger
Iluminação: Marcos Franja
Coordenação circense: Guto Vasconcelos & Paulo Vasconcelos
Trilha sonora original: Zezo de Almeida
Produção executiva: Notábile Filmes
Direção de produção: Diorama Produções & Eventos
Programação visual: Anna Voros
Novinha -IsadoraF Natália Gabriela CarlosB -foto de DouglasMatsunaga -b