logoNotabile220x400px

  • Home
  • Festival de Inverno Campos de Jordão

Festival de Inverno Campos de Jordão

FESTIVAL-CJ2Em mais de 40 anos de história, o Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão se consolidou como o maior e mais importante festival de música clássica da América Latina.

Conhecido e respeitado internacionalmente, o Festival é passagem obrigatória de conceituados artistas de todo o mundo. Ao longo de sua história, nomes do porte de Eleazar de Carvalho, Magda Tagliaferro, Yehudi Menuhin, Hugh Ross, Mstislav Rostropovich, Michel Philippot, Kurt Masur, Dame Kiri Te Kanawa, Trio Beaux Arts, Ysaÿe Quartet e Le Poème Harmonique, entre muitos outros, brilharam nos palcos e classes do Festival.

Nas mais recentes edições, fizeram parte da programação os regentes Marin Alsop, Carlos Kalmar, Claudio Cruz, Giancarlo Guerrero, entre outros; os pianistas Nelson Freire, Ewa Kupiec e Nelson Goerner, o trompetista Ole Edvard Antonsen, os violoncelistas Antonio Meneses e Johannes Moser, os violinistas Boris Brovtsyn, Sarah Chang, Hagai Shaham, além de grupos como Aulus Trio, Trio Smetana e muito mais.

Além da apresentação em concertos, esses grandes artistas também fazem parte da programação pedagógica do Festival, dando aulas e masterclasses a jovens músicos. Anualmente, estudantes de música de diferentes partes do mundo – sobretudo do Brasil, América Latina e América do Norte – escolhem o Festival de Campos do Jordão para se aperfeiçoarem. Renomados artistas brasileiros foram bolsistas do Festival de Campos do Jordão em edições anteriores, e reconhecem a sua importância no caminho para a profissionalização de jovens músicos.

Hoje, o Festival tem público direto de dezenas de milhares de pessoas. Por seus palcos passam mais de 3 mil artistas, e suas aulas são ministradas por mais de uma centena de músicos do primeiro escalão mundial.

O Festival de Campos do Jordão é uma realização do Governo de Estado de São Paulo, da Secretaria de Estado da Cultura e da Fundação Osesp.